Código de Conduta

Tomada de decisões

Quando tomamos decisões para nossa empresa, devemos antes fazer algumas perguntas básicas:

Esta ação é permitida? Está coerente com nosso Código de Conduta? O que os outros pensariam sobre essa decisão?

Se não estamos confortáveis com as respostas, não devemos prosseguir.

Se temos dúvidas, conversamos com nosso líder, nossos colegas, com o Compliance Officer, o departamento Jurídico, o Recursos Humanos ou questionamos através de nosso Canal de Comunicação.

Bom senso ético requer mudança de seu ponto de vista.

O que os outros pensam importa. Os nossos colegas, clientes e a sociedade em geral têm interesse naquilo que fazemos. Todos precisam confiar no que dizemos e fazemos. Nem todos precisam concordar conosco, mas sempre devemos confiar que nossas ações são respeitosas, probas e justas.

VALORES ESSENCIAIS

Nossos valores nos unem e formam o “jeito Cesbe” de fazer negócios. Estão acima de todos os interesses e resultados almejados.

RESPEITO
Todas as pessoas e ideias merecem ser respeitadas. Isso envolve atenção, empatia e compaixão. Discordâncias, contestações e até mesmo conflitos podem ser positivos se combinados ao respeito.

PROBIDADE
Todos queremos trabalhar com quem podemos confiar. Então, devemos cumprir com o que prometemos e agir com honestidade, integridade e retidão, sempre em conformidade com a Lei.

JUSTIÇA
Buscamos ser prudentes e considerar todos os envolvidos ou afetados em determinada situação ou decisão. Isso exige esforço e reflexão em diversas ocasiões.

O QUE DEVEMOS SEMPRE LEMBRAR

As regras não substituem o bom senso. As regras podem agir contra a finalidade pretendida. O bom senso protege contra tais falhas. Se uma lei ou regra da empresa não faz sentido, então reporte para uma mudança ser avaliada. Entenda que até a mudança ocorrer, devemos cumpri-la, mesmo que discordemos.

Ninguém tem todas as respostas. E isto não é um problema – desde que nos esforcemos em buscar as melhores respostas. Estamos juntos nisso. Quando tiver que fazer uma escolha difícil, converse com outras pessoas. Bom senso é uma habilidade que melhora ao envolvermos outras pessoas e considerarmos outros pontos de vista. Lembre-se, quando você busca auxílio, pode estar contribuindo para o aprendizado de todos.

Nossas atividades diárias podem fazer com que não percebamos o óbvio. Antes de agir, reserve um tempo e reflita se está fazendo as coisas do “jeito Cesbe” – seguindo este Código, a Lei, as Normas de Segurança e demonstrando bom senso. Sempre há tempo para pensar antes de tomar uma decisão e de agir.

Nós falamos sobre erros e aprendemos com eles. Todos cometemos erros e eles podem ser úteis se as pessoas certas souberem o que aconteceu e os ajustes forem feitos com base na experiência. Porém, entenda que há uma diferença entre errar e negligenciar a forma com que fazemos negócios – ignorando a Lei, este Código ou os nossos valores. A negligência coloca todos nós em risco e não tem espaço aqui.

REPORTAR

O que fazemos

Quando algo pode ser melhorado ou está errado, nós agimos. É esperado que todos contribuam para a melhoria contínua e, especialmente, que ajam quando identificarem algo errado. Reporte – ao fazer isso, a empresa vai ouvir e agir.

Como fazemos

Compartilhe suas ideias e experiências sobre possíveis melhorias.

Se uma exigência ou procedimento pode ser aprimorado, nos diga. Você também deve informar se não foram tomadas as medidas adequadas para proteger a empresa de um risco potencial em relação a negócios, à legislação ou regulamentação.

Faça perguntas quando as coisas não estiverem claras.

A Cesbe oferece a absolutamente todos os integrantes da organização o acesso a colegas que podem responder perguntas, resolver problemas e dar conselhos. Também oferece um Canal de Comunicação exclusivo, privado e que não é necessário se identificar. Se não tiver certeza do que fazer, pergunte – você receberá ajuda!

Pare o que está errado.

Erros acontecem. Quando acontecem, é parte do seu trabalho ajudar a corrigi-los. Se algo não parecer certo, ou se parecer que este Código, os princípios e práticas, ou a legislação estão sendo comprometidos, você tem a obrigação de reportar o problema. Ignorar um potencial problema de compliance e ética pode permitir que um erro relativamente pequeno cresça e se torne um grande problema, causando danos a você, aos seus colegas de trabalho e à empresa.

Como reportar

Caso tenha alguma dúvida, pergunte.

Se estiver preocupado com o que acontecerá quando reportar o problema, fale com sua liderança local, com o Recursos Humanos ou com o Compliance Officer.  Eles podem tratar das suas preocupações e responder perguntas que você possa ter sobre o processo.

Você também pode usar nosso Canal de Comunicação.

Externo, terceirizado e independente, está disponível 24 horas, todos os dias da semana, em português ou espanhol para você reportar sua preocupação. Lembrando que o uso do canal pode ser anônimo através dos contatos abaixo:

SAIBA QUE

Confidencialidade e não retaliação são premissas deste Código.

O Comitê de Ética e Compliance conta com pessoas aptas para investigar as suas preocupações. Além disto, um programa de integridade pós-investigação é realizado para assegurar que o processo permaneça justo, imparcial e respeitoso.

SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR

O que fazemos

Trabalhamos de forma segura. A vida e a saúde das pessoas é a principal prioridade. O compromisso da Cesbe é proporcionar um ambiente sem acidentes.

Cumprimos as Leis e Normas de Saúde e Segurança do Trabalho nos diversos ambientes em que atuamos e trabalhamos continuamente para melhorar nosso desempenho e assegurar a vida de todas as pessoas, aprimorando constantemente nossos sistemas, cultura e procedimentos.

SAIBA MAIS

A Cesbe possui manuais específicos para as áreas de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho. Consulte as equipes de SMS (Saúde, Meio ambiente e Segurança).

Como fazemos

Capacitamos as nossas pessoas para as atividades que desempenham.

Todas as nossas pessoas são treinadas para reconhecer os riscos das atividades que desempenham e realizá-las de forma segura. Devemos seguir e cumprir com rigor e atenção todas as orientações repassadas pelas equipes de segurança.

Estimulamos o comportamento seguro.

O trabalho seguro envolve não apenas utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), mas também comportar-se de forma segura. Devemos identificar e evitar condições de trabalho perigosas e estar sempre atentos. Em caso de dúvida, não arrisque.

O que precisamos lembrar

Cada um de nós é responsável por criar e manter um ambiente seguro.

Proteja a si mesmo e àqueles ao seu redor de acidentes. Todos devem colaborar para manter o ambiente de trabalho limpo, organizado e desobstruído, contribuindo, assim, com a segurança e salubridade do espaço. Não traga armas nem as leve consigo quando estiver fazendo

atividades pela empresa, a menos que tenha recebido uma autorização específica para fazê-lo conforme as práticas da empresa.

Sabemos que saúde também é segurança.

A alimentação saudável, o condicionamento físico e a hidratação são componentes importantes no desempenho das nossas atividades diárias. Procure ter uma alimentação equilibrada, beber água e praticar atividades físicas com regularidade. É perigoso e

inadmissível trabalhar quando debilitado ou intoxicado por substâncias lícitas ou ilícitas, incluindo álcool ou medicamentos prescritos. Caso você ou seu colega não estejam em plenas condições de saúde para desempenhar uma atividade com segurança, comunique seu líder, o departamento de Recursos Humanos ou a equipe de Saúde e Segurança.

Reporte qualquer condição insegura ou acidente, ainda que não haja lesão.

Caso identifique que algum ambiente não está devidamente seguro, ou que alguma orientação de segurança não está sendo rigorosamente atendida, informe imediatamente a equipe de Segurança, seu líder ou a Administração. Todos os acidentes e quase acidentes devem ser reportados. A notificação imediata ajudará a melhorar a segurança para todos, auxiliando a prevenção de acidentes.

INTEGRIDADE NO LOCAL DE TRABALHO

O que fazemos

Mantemos um ambiente de trabalho respeitoso, inclusivo e seguro. Todos devemos ter a mesma chance de contribuir e ter sucesso. Todos se beneficiam quando isso acontece. Discriminação, assédio e condições de trabalho inseguras são injustiça e o oposto do “jeito Cesbe”.

Como fazemos

Tomamos todas as decisões de trabalho com base em mérito.

Não limite a oportunidade das pessoas crescerem ou progredirem com base em idade, responsabilidade com filhos, deficiência, etnia, gênero, expressão de gênero, orientação sexual, religião, gravidez ou outras características pessoais protegidas.

Tratamos todas as pessoas com respeito.

Não toleramos assédio. Não tolere condutas ofensivas, degradantes ou abusivas. Agressão verbal, bullying, abusos sexuais, intimidação e comportamento ofensivo são exemplos de conduta imprópria. Violência e ameaças de violência também são inaceitáveis.

O que precisamos lembrar

As pessoas devem se sentir livres para se expressar no trabalho.

Para ser produtivo e ao mesmo tempo engajador, o ambiente de trabalho deve ser diverso e inclusivo, no qual todos os funcionários sintam-se confortáveis e respeitados.

Representação dos funcionários.

Respeitamos o direito dos funcionários de se filiar, ou não se filiar, a sindicatos e organizações representativas de sua escolha.

Nossos padrões aplicam-se em contextos fora da empresa.

Locais de trabalho remotos, reuniões externas, viagens de negócios e eventos sociais da equipe são situações relacionadas ao trabalho. Em todas as situações, é preciso considerar como seu comportamento pode afetar seus colegas e a reputação da empresa.

CONCORRÊNCIA

O que fazemos

Destacamo-nos num mercado competitivo de forma justa. Competimos vigorosamente com base em qualidade do serviço, solução, inovação, preço e outros meios permitidos por lei.

Como fazemos

Respeitamos nossos concorrentes.

A concorrência é saudável e buscamos vencê-la através da oferta de melhores soluções, serviços e preços. Primamos pela qualidade e confiabilidade daquilo que propomos aos nossos clientes.

Suborno e corrupção não têm espaço aqui.

Nem pense em discutir ou fazer acordos com concorrentes, fornecedores, clientes ou entidades públicas que não sejam aderentes à Lei, a este Código e ao bom senso. Em nenhuma circunstância aceitamos, nem subornamos com entretenimento, presente, pagamento, ou algo de valor para obter ou reter negócios, ou garantir vantagem indevida.

O que precisamos lembrar

Nossa forma de competir é tão importante quanto os resultados.

A forma de interagir com nossos concorrentes e contratantes deve estar em estrita conformidade com os preceitos legais e concorrenciais.

 

ANTISSUBORNO E CORRUPÇÃO

O que fazemos

Não subornamos ninguém, em lugar nenhum, por motivo algum. Reconhecemos que nossa recusa em participar de atividades corrompidas pode dificultar nossos negócios em alguns mercados, mas o suborno é simplesmente inaceitável na Cesbe. Somos consistentes e firmes nessa posição e já provamos repetidas vezes que podemos alcançar nossos objetivos comerciais sem atalhos inaceitáveis.

Como fazemos

Nunca ofereça ou pratique suborno, nem permita que outros ajam deste modo em nosso nome.

Precisamos ter muito cuidado ao oferecermos algo de valor – incluindo dinheiro, presentes, favores ou entretenimento – que possa ser visto como uma tentativa de influenciar indevidamente as ações ou decisões profissionais de alguém. Use o bom senso e, sempre que ficar em dúvida, trabalhe com o Departamento de Compliance para entender o que você pode e o que não pode fazer.

O que precisamos lembrar

E se um suborno ou propina parecer a única opção?

Ainda que acredite que um suborno é necessário ou se alguém o pressionar para que pague suborno, não o faça, e reporte a situação. A empresa envolverá as pessoas certas para encontrar o caminho correto a seguir. Renunciaremos a oportunidades comerciais ou reveremos nossos objetivos em situações nas quais não pudermos resolver o problema imediatamente.

Como fazemos

Nunca ofereça ou pratique suborno, nem permita que outros ajam deste modo em nosso nome.

Precisamos ter muito cuidado ao oferecermos algo de valor – incluindo dinheiro, presentes, favores ou entretenimento – que possa ser visto como uma tentativa de influenciar indevidamente as ações ou decisões profissionais de alguém. Use o bom senso e, sempre que ficar em dúvida, trabalhe com o Departamento de Compliance para entender o que você pode e o que não pode fazer.

Não pague propinas, mesmo se fazer isso for “normal” na sociedade.

Propinas são pequenos pagamentos ou presentes a agentes do governo em troca da aceleração de um processo ou serviço de rotina. Se perceber a necessidade ou sentir uma pressão para fazer esse tipo de pagamento, não o faça. Em vez disso, fale com o Departamento de Compliance sobre a melhor forma de lidar com a situação.

PROTEÇÃO A INFORMAÇÕES

O que fazemos

Protegemos informações por motivos competitivos, éticos e legais.

Na maioria das vezes, compartilhar informações é algo bom, mas às vezes é simplesmente errado.

Na rotina de trabalho, é natural que tenhamos acesso a informações privilegiadas e confidenciais que digam respeito à estratégia de negócio da Cesbe, como por exemplo, projetos, orçamentos, investimentos, modelos de negócio, mudanças significativas na empresa, dados sobre empregados e fornecedores, etc.

Pense sobre as informações que utiliza e aprenda as obrigações específicas que temos em relação à sua coleta, processamento, armazenagem e distribuição.

Como fazemos

Protegemos a vantagem competitiva gerada pelo nosso trabalho.

Se a informação gera uma vantagem competitiva, ou se um concorrente a desejaria, então possivelmente se trata de informação sigilosa que requer proteção. Podemos divulgar informações exclusivas da Cesbe apenas quando for necessário para atender nossos interesses e somente com proteção adequada para evitar o uso indevido. Alguns exemplos de informações comerciais sigilosas incluem orçamentos, soluções técnicas, projetos, tecnologias, estratégias e informações financeiras.

Respeitamos a privacidade de todas as pessoas.

Seguimos as medidas apropriadas para a proteção de dados pessoais que sejam coletados, mantidos e usados pela empresa.

Respeitamos a confidencialidade e os direitos de propriedade intelectual alheios.

Protegemos também as informações confidenciais exclusivas de outras empresas que nos sejam confiadas.

O que precisamos lembrar

Confidencial ou não, precisa passar pelo testedo bom senso, da Lei e deste Código.

Lembre-se de que, embora seja embaraçoso perder informações confidenciais, as informações propriamente ditas não devem causar constrangimentos. Protegemos as informações por motivos comerciais, legais e éticos – não ocultamos coisas que, embora desagradáveis, as pessoas têm o direito de saber.

Senhas e outros códigos de acesso aos sistemas internos são pessoais e intransferíveis.

Você é responsável por sua senha. A Cesbe não permite o compartilhamento e considera seu proprietário integralmente responsável pelo seu uso. Todo e qualquer evento que coloque em risco deve ser reportado.

Negligência é uma das principais causas de perda de informação.

Nossa tecnologia pode ajudar a proteger informações, mas você é a nossa defesa principal. Seja cético, saiba com quem está lidando. Por vezes, a perda de informação pode ocorrer com o roubo de um laptop ou pen drive não criptografado ou conversas em um avião sobre um assunto confidencial.

Outras vezes, é um desejo excessivo de colaborar com parceiros externos sem a adoção prévia de medidas de proteção a informações em vigor.

Os cuidados em locais públicos devem ser redobrados.

Negligência é uma das principais causas de perda de informações. Orientamos falar de negócios somente quando necessário e com neutralidade e suficiente discrição. Quando falamos ao telefone devemos respeitar o sigilo das informações e adotar um tom de voz discreto. Restaurantes, salas de aula, aeroportos, táxis e eventos demandam atenção especial. O uso de computadores em salas de espera e a bordo de aviões, por exemplo, deve ser feito com cautela devida para prevenir furtos e exposição de informações estratégicas e confidenciais.

CONFLITOS DE INTERESSE PRESENTES E ENTRETENIMENTO

O que fazemos

Tomamos decisões justas e objetivas.

Conflitos de interesse, reais ou potenciais, ocorrem quando há uma sobreposição de atividades de um funcionário com suas responsabilidades de trabalho, seja de natureza pessoal, financeira, política ou social.

Pode ocorrer conflito de interesse, por exemplo, quando negociamos com familiares, amigos próximos ou com empresas em que familiares e amigos próximos trabalhem, ou quando temos participação na empresa de um potencial fornecedor.

Da mesma forma, presentes e entretenimento podem em alguns casos influenciar julgamentos profissionais e isso não é permitido na Cesbe.

Como fazemos

Revele potenciais conflitos de interesse.

Devemos reportar todo conflito de interesse real e potencial, para que possamos encontrar formas de mitigar o conflito. A maioria das pessoas superestima a própria capacidade de tomar decisões objetivas quando confrontada com interesses pessoais conflitantes.

Não aceite ou ofereça presentes ou entretenimento para comprometer o julgamento profissional de outras pessoas.

Presentes, refeições, hospitalidade e entretenimento devem ocorrer com elevados padrões éticos e de integridade. Não pode estar atrelado a ganhos pessoais indevidos, recompensa por um negócio fechado ou troca de favores ou benefícios, seja de forma implícita ou explícita. Nenhum tipo de presente, convite ou hospitalidade deve ser aceito com frequência, de forma que possa aparentar uma vantagem indevida.

CONTABILIDADE E REGISTROS

O que fazemos

Mantemos registros honestos, completos e exatos.

Nossas demonstrações financeiras, registros contábeis e comerciais são mantidos de maneira apropriada. Sabemos que a transparência e a exatidão são fundamentais para nosso resultado.

Como fazemos

Nossas demonstrações financeiras são precisas e compreensíveis.

Todos nós, não apenas o time financeiro e contábil, temos a responsabilidade e obrigação de garantir a exatidão na documentação e registros. Isso requer organização, completude e precisão de formulários, cadastros, ordens, relatórios de despesas, faturas, medições, ou qualquer outro documento que represente atividade financeira ou comercial, inclusive orçamentos.

Atendemos às normas e à Lei.

Temos a obrigação de garantir a exatidão de nossos registros e relatórios financeiros e contábeis conforme exigido pela legislação vigente, normas contábeis aplicáveis e nossas políticas internas. Cooperamos adequadamente com todas as auditorias, ações judiciais e investigações governamentais.

O que precisamos lembrar

Mantenha os registros exigidos por Lei e pela empresa.

A empresa possui uma política de guarda de documentos que define o que é necessário ser arquivado e por quanto tempo. Esses cronogramas garantem que a empresa tenha as informações de que precisa para operar e que atendamos às exigências legais. Siga as instruções e guarde todos os documentos nele descritos.

Sinais de potencial fraude de registros.

Alteração ou simulação de datas de documentos e contratos; lançamento de receitas e despesas em período incorreto; incompatibilidade de dados entre documentos, em especial quantidades, faturas emitidas aos clientes a preços incorretos, fornecedores pagos acima ou abaixo da média de mercado, podem ser sinais de fraude. Fique atento aos detalhes.

Considere as diferentes formas de documentação que lidamos diariamente.

Relatórios, registros de horas, registros de folha de pagamento e benefícios, retenções em folha de pagamento, relatórios de despesas de viagem, requisições, ordens de compra, ordens de serviço, recibos de bens e serviços, registros de estoque, documentos de transporte, notas fiscais, recibos, diários de obra, guias de recolhimentos de tributos, declarações de tributos. Todos devem seguir os padrões de exatidão.

RESPONSABILIDADE DA CADEIA DE FORNECIMENTO

O que fazemos

Estamos comprometidos com o crescimento sustentável. Alcançá-lo depende da integridade de nossas cadeias de fornecimento internas e externas. Buscamos contribuir ativamente com o desenvolvimento e melhoria da sociedade, com a qualidade de vida das pessoas e com a proteção e recuperação do meio ambiente.

Como fazemos

Contribuímos para eliminar abusos trabalhistas em nossa cadeia de fornecimento.

Trabalho infantil, trabalho forçado ou qualquer outra violação à dignidade e direitos de qualquer pessoa não são tolerados. Todos devem certificar que qualquer prestador de serviço ou fornecedor da empresa compartilha do mesmo valor.

Buscamos reduzir ao máximo o impacto de nossos negócios.

A responsabilidade ambiental é fundamental na forma que conduzimos nossas atividades. Somos comprometidos, não apenas em cumprir rigorosamente a legislação ambiental, como em encontrar soluções sustentáveis. O uso consciente dos recursos e a busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente está presente em todas as cadeias de nossos negócios.

O que precisamos lembrar

Trabalhamos com fornecedores que compartilham nosso compromisso de compliance e integridade.

Com quem escolhemos trabalhar na nossa cadeia de fornecimento e como nossos parceiros e fornecedores operam afetam nossa reputação e nosso negócio. Se estiver selecionando um novo fornecedor ou reavaliando um atual, cuide para que eles entendam nossos princípios e estejam alertas para tudo que possa ser contrário aos nossos padrões.

RESPONSABILIDADES DOS LÍDERES

A cultura da nossa organização influencia nossas ações, e muitos fatores criam uma cultura corporativa.

Reconhecemos a importância de todas as nossas pessoas e demandamos de todos a responsabilidade  na condução de nossos negócios. O engajamento de cada um é uma premissa para o sucesso.

Aqueles a quem a empresa confia uma liderança têm uma responsabilidade especial para moldar nossa cultura corporativa e o ambiente de trabalho de suas equipes. Diretores, gerentes, supervisores, coordenadores, encarregados devem assegurar que suas equipes:

  • Conheçam e compreendam este Código e os Princípios e Práticas da Cesbe pertinentes ao próprio trabalho;
  • Sintam-se livres para reportar problemas de Ética e Compliance;
  • Saibam que a empresa está aberta para ouvir suas preocupações;
  • Percebam que fazemos negócios com integridade, demonstrando honestidade, justiça e respeito.

Preservar uma cultura correta é muito mais difícil do que apenas dizer aos funcionários para cumprirem as regras. Acima de tudo, é necessária uma autêntica liderança. Demonstre o que significa agir com integridade. Ganhe a confiança de sua equipe falando dos tópicos deste Código.

Liderar os outros requer coragem, consistência e credibilidade. Lembre-se de que ser um líder trata-se de inspirar os outros a seguir, criando um senso de comunidade e desafiando construtivamente.

Se uma pessoa reportar uma suspeita de conduta imprópria, lembre-se de que ela está cumprindo o próprio dever de funcionário e deve ser tratada com respeito. Não tente investigar sozinho, entre imediatamente em contato com o Departamento de Compliance ou com o Canal de Comunicação para que a empresa possa abordar objetivamente o assunto.

APLICABILIDADE

Este Código contém disposições obrigatórias que se aplicam a todos os funcionários, executivos e diretores da Cesbe, alocados no Brasil ou exterior, e a qualquer um que esteja agindo em nosso nome. Violações deste Código ou dos Princípios e Práticas de Compliance podem resultar em medidas disciplinares, inclusive demissão.

A Cesbe tem a justa expectativa que os comportamentos manifestados pelos parceiros, fornecedores e prestadores de serviços em nenhum momento contrariem, sob qualquer forma, as diretrizes deste Código de Conduta, especialmente quando estiverem nas dependências da empresa, se relacionando com os colaboradores ou, ainda, atuando em nome da Cesbe.

Este Código aplica-se à Cesbe Participações S.A., todas as suas controladas diretas e indiretas, tratadas coletivamente como Cesbe ou a empresa.