FAQ

TIRE SUAS
DÚVIDAS

Sempre que estiver em dúvida sobre o caminho ou atitude a ser tomada, consulte o Código de Conduta para ter uma visão de como agir. Caso a dúvida não fique esclarecida, visite essa página e confira o nosso FAQ com as respostas para as perguntas e dúvidas mais frequentes.

Por que a Cesbe possui um Canal de Ouvidoria?

A Cesbe possui o Canal Linha Ética como forma de aprimoramento de seus valores éticos, constituído em linha com o Código de Conduta e com os princípios de governança corporativa.

Qual a abrangência do Canal?

A Ouvidoria receberá manifestações sobre quaisquer assuntos éticos pertencentes à Cesbe. Poderão ser encaminhadas denúncias sobre irregularidades ou impropriedades contábeis ou quaisquer outras questões de auditoria ou relacionadas a controles internos, normas, políticas, ética, direitos humanos e meio ambiente. O canal também pode ser usado para esclarecimentos de dúvidas relativas ao Código de Conduta.

Quem pode utilizar o Canal?

Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia, sugestão ou tirar dúvidas desde empregados, fornecedores e clientes da Cesbe, até representantes da comunidade.

Quais as opções para o envio de denúncias, sugestões
ou dúvidas?

Existem 3 opções para efetuar as denúncias, sugestões ou dúvidas:

1. Formulário eletrônico
Canal de comunicação externo e independente para tirar dúvidas, enviar sugestões ou reportar práticas suspeitas: www.contatoseguro.com.br.

2. Por telefone
0800 601 8696. Canal de comunicação externo e independente. O serviço está disponível 24 horas, todos os dias da semana.

3. Por e-mail
Se preferir você pode contatar diretamente a Cesbe pelo e-mail compliance@cesbe.com.br.

Clique aqui e acesse a página com os detalhes de como fazer as denúncias.

Posso realizar denúncias, sugestões ou dúvidas
anônimas?

Sim. Não é necessário se identificar para realizar uma denúncia, embora denúncias identificadas facilitem a apuração do caso. Neste caso, o sigilo e a confidencialidade serão garantidos durante todo o processo.

Quanto tempo leva para eu receber uma resposta?

Após formalizar o relato, você receberá uma resposta automática que em até 30 dias entraremos em contato. Caso seja necessário mais tempo para conclusão, em função da complexidade do assunto, informaremos.

Para quem são encaminhadas as denúncias, sugestões
ou dúvidas recebidas?

As denúncias são encaminhadas para o Comitê de Ética e Compliance.

Como devo proceder no fornecimento de informações
sobre a Cesbe?

As informações sobre a Cesbe e seus negócios devem ser divulgadas, interna e externamente, unicamente por quem está autorizado a fazê-lo de forma precisa, objetiva e adequada.

A Cesbe conta com um Plano de Gestão de Reputação de Marca que estabelece diretrizes e estratégias de comunicação para veículos como: revistas, jornais, portais de Internet, boletins dirigidos e redes sociais da empresa.

Também está estruturada com um Comitê de Gerenciamento de Crise de acordo com o Manual para Gerenciamento de Crises de Imagem da empresa, a qual elege porta-vozes para interações com a imprensa. Desta maneira, a interface com os veículos de comunicação deve sempre ser exercida de maneira centralizada, através de um porta-voz devidamente eleito pela Diretoria ou pelo Comitê de Gerenciamento de Crise.

Quais as consequências da violação do Código de Conduta?

As infrações a este Código estarão sujeitas a medidas disciplinares e/ou penalidades com base na legislação aplicável. Cabe a cada colaborador comunicar formalmente seu superior imediato ou através do Canal Linha ética, sempre que tomar conhecimento de uma possível violação aos termos deste Código.

Toda denúncia ou dúvida sobre procedimentos da empresa serão tratadas com confidencialidade e sigilo, com exceção daquelas onde há a obrigação legal de informar às autoridades governamentais.